O I Fórum das Comunidades do Litoral Paranaense (Foco) tentará reunir representantes das famílias prejudicadas e das prefeituras de Morretes, Antonina, Paranaguá e Guaratuba, além de autoridades dos governos estadual e federal.
A intenção é que eles informem e prestem esclarecimentos sobre a origem, destino e tempo de aplicação dos recursos para reconstrução e recuperação da normalidade cotidiana das famílias atingidas.
Ao final do evento será realizado um diagnóstico das necessidades apontadas pelas famílias, visando à união de esforços das comunidades, para o exercício de uma ação organizada. Assim como as informações serão compartilhadas com as instituições presentes para que haja avanço nas agendas e compromisso público com as comunidades atingidas.
Dificuldades persistem
Decorridos quase três meses das chuvas, muitas famílias das comunidades atingidas encontram dificuldades até para suprir suas necessidades básicas de alimentação e moradia. “Há desencontros de informações entre as diferentes e instâncias de governo e órgãos governamentais sobre as possibilidades de recuperação do curso normal das vidas dessas famílias”, afirma o professor Renato Bochicchio, que coordena as ações de apoio desenvolvidas pela UFPR Litoral.
Em cada um dos quatro municípios atingidos, a UFPR Litoral conta com um professor articulador que faz a mediação do diálogo entre as famílias e os órgãos governamentais. “O acompanhamento de algumas dessas comunidades atingidas, evidencia a necessidade urgente de estabelecimento de estratégias para a solução da problemática”, continua Bochicchio.
I Fórum das Comunidades do Litoral Paranaense - Foco
Dia 5 de junho – domingo
9h - Abertura e encaminhamento para a reunião das comunidades
9h30 às 12h - Reunião das comunidades
12h às 13h30 – Almoço
13h30 às 14h30 - Leitura das sínteses de cada comunidade para as autoridades
14h30 às 17h - Autoridades ficam disponíveis para responder perguntas da platéia
17h às 18h - Encaminhamentos e leitura da carta do Fórum das Comunidades
Local: UFPR Litoral – R. Jaguaraíva, 512 – Caiobá – Matinhos (PR)
Fonte: Comunicação UFPR Litoral
Nenhum comentário:
Postar um comentário